A 8ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Santa Maria, anteriormente, denominada Delegacia Regional de Ensino era ligada a Secretaria de Educação e Cultura. Foi criada em 28 de dezembro de 1938 e instalada em abril de 1939, com o objetivo de prestar orientação técnico-pedagógica e administrativa às escolas primárias estaduais e particulares, distribuídas nos oito municípios que constituíam a 8ª região escolar da época. Há 73 anos, em 1º de abril de 1939, assumia como 1º Delegado Regional de Ensino, o Prof. Luiz Antônio Dalbém.
 
Com o tempo a Delegacia Regional de Ensino de Santa Maria, assim como outras unidades regionais oriundas da Seduc, passou a denominar-se Delegacia Regional de Educação, popularmente conhecida por 8ª DE.  

Em 17 de outubro de 2000, o Decreto nº 40.360, introduziu modificações no Decreto nº 35.918, de 12 de abril de 1995, quanto à nomenclatura das delegacias de Educação que passaram a ser Coordenadorias Regionais de Educação.

Inserida na proposta da mantenedora, a 8ª Coordenadoria incentiva as escolas no aprimoramento da Gestão Escolar e da Gestão da Aprendizagem. Dentro da valorização pedagógica, sempre inserida na proposta da SEDUC, busca contemplar espaços voltados à diversidade e Programas e Projetos Especiais, investindo em parcerias com com outras instituições e no trabalho voltado às comunidades escolares.

Atualmente, são titulares da 8ª CRE a coordenadora Celita da Silva e a adjunta Ana Cristina Brignol Tavares de Oliveira