Nos dias 15 e 16 de março de 2012 aconteceu em São Paulo, na EFAP - Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo, o curso para os tutores do Progestão Online. No Rio Grande serão 8 turmas com número de vagas distribuídas entre todas as Coordenadorias Regionais de Educação. Os pólos presenciais serão em Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul, Ijuí, Santa Maria, Pelotas e São Leopoldo.
O Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares - PROGESTÃO propõe a discussão sobre temas como sucesso e permanência de alunos na escola, projeto pedagógico, avaliação institucional, gerenciamento financeiro, espaço físico, patrimônio da escola, avaliações externas, recursos humanos, entre outros.
O Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação entende que a melhoria dos processos de gerenciamento e de sua relação com a aprendizagem e o sucesso do aluno perpassa pela formação continuada e em serviço das equipes de gestão escolar.
O curso contempla o paradigma de gestão focada no aluno, e insere-se na política de formação como elemento impulsionador do ‘aprender a aprender’ dos gestores, da sua autocapacitação, do seu aprender a fazer coletivo, visando induzir também ao intercâmbio, à formação de redes e a outras práticas de capacitação continuada tendo como foco o desenvolvimento de competências profissionais; o tempo limitado que o cursista tem para estudar, na medida em que se encontra em serviço; o formato modular, que permite diferentes arranjos na sua operacionalização e o material instrucional atraente e um sistema de apoio, utilizando tecnologias apropriadas de educação a distância.
O curso, que tem 300 horas é organizado em dez módulos estruturados em unidades didáticas. Os temas de cada módulo foram definidos a partir de pesquisa realizada com dirigentes escolares, com o objetivo de se identificar principais problemas / questões vivenciadas no cotidiano da escola.
  •  Módulo I - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade;
  •  Módulo II - Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar;
  •   Módulo III - Como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola;
  •   Módulo IV - Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola;
  •  Módulo V - Como construir e desenvolver os princípios de convivência democrática na escola;
  • Módulo VI - Como gerenciar os recursos financeiros;
  • Módulo VII - Como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola;
  • Módulo VIII - Como desenvolver a gestão dos servidores na escola;
  • Módulo IX - Como desenvolver a avaliação institucional da escola;
  •  Módulo X - Como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação para a melhoria do desempenho escolar?

1� CRE